top of page

Os Compósitos no nosso dia a dia



O compósito é um material formado pela união de materiais para se obter um produto de maior qualidade e diferentes propriedades, unindo as forças e habilidades de cada um.


Suas aplicações dependem do intuito: podem ser materiais de maior resistência, menor peso e até maior rigidez.


O compósito costuma ter dois componentes: uma matriz e um reforço.

O reforço é mais resistente, enquanto a matriz mantém o reforço em seu lugar definido, por exemplo: a resina sintética como matriz, reforçada pela fibra de vidro, também conhecida como Fiberglass.


Materiais compósitos têm uma excelente compressibilidade, além de uma boa resistência a tração: isso gera um material extremamente versátil que pode ser utilizado em uma enorme gama de produtos.


As camadas de diferentes materiais se unem para formar um compósito com propriedades únicas.


Muitas vezes os compósitos passam despercebidos, mas eles são aplicados em várias áreas diferentes que permeiam nosso dia-a-dia. Para citar algumas:


  • Setor automobilístico;

  • Mercado agropecuário;

  • Construção civil;

  • Aviação civil e militar;

  • Setor de energia renovável;

  • Mercado esportivo.


Um excelente exemplo da inovação e benefícios da utilização dos compósitos na fabricação de peças são as grandes companhias aéreas, cada vez mais, substituindo materiais tradicionais pelos compósitos. A Boeing projetou e fabrica o 787, com sua fuselagem toda em material composto, para obter um maior diferencial de pressão de cabine e maior umidade relativa do ar na cabine dos aviões, de modo a oferecer melhor conforto aos passageiros.

Os compósitos evitam também a corrosão provocada pela condensação da umidade sobre as áreas escondidas dos revestimentos da fuselagem. Isso deve contribuir para a redução dos custos de manutenção a longo prazo.



Quer saber mais sobre o universo dos compósitos?

Fale conosco!

8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page